Fechar um contrato de financiamento imobiliário requer muita organização, principalmente em relação aos documentos necessários para a aprovação do crédito junto à instituição financeira.

Além dos documentos do comprador, é preciso ficar atento à documentação de quem está vendendo e as do próprio imóvel, assegurando-se de que está tudo em dia para que o processo ocorra de forma tranquila e sem dores de cabeça desnecessárias.

Você sabe quais são os documentos necessários para um financiamento imobiliário?

Quem está no processo de adquirir um imóvel deve ter em mãos os documentos listados abaixo para pedir o financiamento imobiliário. Se você é casado e deseja fazer o financiamento junto com sua esposa ou marido, a documentação de ambos deve ser providenciada e levada à instituição financeira.

Documentos do comprador

  • Carteira de identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de renda, como folha de pagamento e a declaração do Imposto de Renda. Quem trabalha como autônomo também comprovar a renda por meio de contratos de prestação de serviços, declaração do sindicato da categoria, recibos de trabalhos prestados ou a Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore), que deve ser feita por um contador;
  • Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais.

Se a compra for feita por uma pessoa jurídica, os documentos necessários são:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Contrato social ou Estatuto social;
  • Certidão Negativa de Débito do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Certidão de quitação de tributos federais;
  • Certificado de regularidades do FGTS.

Documentos do imóvel

Em relação ao imóvel, é preciso levantar os seguintes documentos:

  • Cópia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do ano corrente;
  • Certidão negativa do IPTU;
  • Cópia da matrícula do imóvel válida;
  • Cópia do contrato de promessa de compra e venda

Para os imóveis usados, além dos documentos citados acima, é preciso providenciar a Certidão Vintenária com negativa de ônus atualizada e a Declaração negativa de débito ao síndico do condomínio (caso haja cobrança de condomínio).

Já no caso de imóveis na planta, o comprador deve apresentar um documento com as características do imóvel, prazos de início e entrega da obra e valor da multa por atraso.

 

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Documentos do vendedor

Além da documentação pessoal, como RG, CPF, comprovante de residência e de estado civil, o vendedor deve apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais;
  • Certidão dos distribuidores criminais;
  • Certidão negativa de débitos trabalhistas.

Cópia simples ou autenticada?

Além dos documentos, as instituições financeiras precisam de cópias para dar andamento ao pedido de financiamento de um imóvel. Muitas vezes, elas terão de ser autenticadas em cartório. Certifique-se de conferir as exigências feitas pelo banco para evitar atrasos no processo.

Também é importante lembrar que existem diferenças entre algumas instituições, que podem exigir outros documentos para aprovar o financiamento. Fique atento a esses detalhes!

Restou alguma dúvida sobre o que é necessário para conseguir um financiamento imobiliário? Deixe nos comentários para gente ajudar você!